Recentemente falei sobre a necessidade de quebrarmos certos paradigmas. O comando de nossa Corporação demonstra sua grandeza com pequenas atitudes. Obrigado pelo respeito demonstrado no site da PMDF ao citar todas as representações presentes nesse evento. É bom ver que a polícia está mudando e que todos nós fazemos parte dessa mudança. A polícia somos nós, nossa força é nossa voz!

Parabéns ao CAP Carreira por sua luta em elevar a nossa polícia ao padrão internacional das melhores polícias do mundo. Parabéns a todos os formandos. Parece simples, esse Curso, mas é um grande passo para nossa Instituição rumo ao futuro!

Train of Trainers

21/5/2011 00:53:00

Gilmar Santos (texto)

Com informações do Cerimonial do DEC
Netto Galvão (fotos)
 
Ocorreu na manhã de hoje (20), por volta das 10h, no auditório do Instituto Camões, localizado na Embaixada de Portugal, a cerimônia de encerramento do Curso Train of Trainers da Organização das Nações Unidas (ONU) que é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Nacional da Suécia, a fim de formar instrutores para os cursos de Policial da ONU (UNPOC). 

Este curso é formado por veteranos de Missão de Paz da ONU e conta com a participação de policiais de coirmãs (PMERJ, PMPB, PMPE e Brigada Militar/RS), além de uma Policial de Portugal e observadores. O corpo docente é composto por 6 policiais da Suécia e 1 da Noruega. O curso contou ainda com a presença de uma representante do Departamento de Missão de Paz das Nações Unidas.

O objetivo do aprendizado é promover a capacidade institucional em executar o treinamento pré-missão de policiais que participarão de missão de manutenção de paz.

Os principais tópicos de formação de instrutores tem se baseado em materiais pedagógicos e de treinamento pré-missão das Nações Unidas, conhecidos como CPTM e STM. A equipe de instrutores suecos ficaram impressionados com todos os participantes pela atitude positiva, pelo compromisso e respeito demonstrado.

Estiveram presentes na solenidade o Excelentíssimo Senhor Embaixador de Portugal, João Salgueiro, o Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral da PMDF, coronel Paulo Roberto Witt Rosback, a representante do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, Karla Witte, o Chefe do Departamento de Missão de Paz da Suécia, Peter Sjögren, o Secretário-Chefe da Casa Militar, tenente coronel Rogério da Silva Leão, o secretário de Trabalho do DF, Glauco Rojas, representante da Embaixada da Noruega, Conselheiro Jan Eriksen, representando o Vice-Governador do DF (Tadeu Filippelli), tenente coronel Josias do Nascimento Seabra, representando o Secretário de Segurança Pública (Sandro Torres Avelar), coronel Alair Garcia Júnior, representando o secretário de Ordem Pública e Social (Agrício da Silva), o soldado Anderson Nakamura, representando o Deputado Distrital, professor Israel Batista, o soldado Aderivaldo Cardoso, representante do Departamento de Proteção e Segurança das Nações Unidas, Jorge Alturas, Diretor do Instituto Camões da Embaixada de Portugal, Adriano Jordão, Chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Adilson Antônio Evangelista, dentre outras autoridades civis e militares.

“É uma grande honra para mim estar presente aqui hoje entre todos vocês. Hoje marca o dia em que finalizamos o primeiro curso Train of Trainers como uma importante etapa da cooperação entre o Serviço de Investigação Nacional da Suécia, Departamento de Operações Paz e a Polícia Militar do Distrito Federal do Brasil. No final de 2010, ambas as partes assinaram um memorando de cooperação, expressando a vontade de promover o intercâmbio de instrutores e alunos com o objetivo mútuo de aumentar a capacidade de enviar policiais melhores preparados para missões de manutenção de paz pelo mundo”. Disse, o Chefe do Departamento de Missão de Paz da Suécia Peter Sjögren.

Todos os instrutores e formandos das coirmãs foram agraciados com a mais alta comenda da PMDF, a medalha Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). A medalha foi criada em 06 de junho de 1980 e alterada em 1º março de 2011, e é destinada a agraciar civis, militares, policiais militares e instituições que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da corporação.

Após o término da solenidade, todos os presentes foram convidados a participarem de um coquetel na embaixada portuguesa.

Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=8611