Colégio Militar Tiradentes realiza feira das profissões com orientação profissional para os alunos

0
4

Escolher uma carreira profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer. Uma das maiores dúvidas das pessoas atualmente é entender como está o mercado de trabalho para uma determinada profissão ou descobrir quais são as opções de carreiras que estão mais relacionadas ao seu perfil.Pensando nisso, durante toda manhã desta quinta-feira (15), no Colégio Militar Tiradentes, a Seção de Orientação Escolar e Psicopedagógica (SOEP/CMT) desenvolveu o projeto pioneiro de orientação profissional. O objetivo do projeto foi proporcionar aos alunos um conhecimento básico em relação às diversas carreiras profissionais, bem como esclarecer suas principais dúvidas. 

Para levantamento das carreiras mais procuradas pelos alunos, foi realizada uma pesquisa por meio de  questionário no início do primeiro semestre de 2019. Após aplicação do questionário para levantamento prévio das carreiras, foram classificadas as mais indicadas pelos estudantes na pesquisa, conforme o resultado descrito a seguir: 1º lugar: Psicologia; 2º lugar: Direito; 3º lugar: Engenharia; 4º lugar: Medicina; 5º lugar: Nutrição; 6º lugar: Odontologia; 7º lugar: Relações Internacionais; 8º lugar: Veterinária; 9º lugar: Design; 10º lugar: Comunicação Social; 11º lugar: Educação Física e 12º lugar: Carreira Militar.

O projeto de orientação profissional da SOEP teve como finalidade proporcionar aos alunos informações que os ajudem no processo de fazer uma escolha profissional mais consciente, sempre priorizando as suas preferências, sem deixar de levar em consideração as suas limitações, de forma a ajudá-los ao sucesso profissional. 

“Não se prendam. Busque o seus sonhos. Se adaptem ao longo da vida pois os sonhos também mudam.  Nós somos responsáveis pelos caminhos para alcançar os nossos.” Disse Jeferson Alexander, um dos palestrantes sobre Tecnologia da Informação, ex-aluno do CMB turma de 1992, formado em ciências da computação na UnB, Gerente Comercial da Teradata. Também, um dos idealizadores do projeto e comandante do CMT, Tenente-Coronel Danilo, juntamente com chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF, Tenente-Coronel Antunes, responderam dúvidas e explicaram detalhes sobre o evento e sobre a variedade de carreiras militares.

Para o fechamento do projeto foi realizada uma palestra motivacional, debates nas salas temáticas com os profissionais convidados. Essa atividade proporcionou uma maior aproximação entre os alunos e os profissionais convidados, por meio das trocas e relatos de experiências. Os alunos puderam conhecer um pouco das dificuldades encontradas ao longo da carreira, os incentivos que os levaram a escolha profissional, entre outros.

Informações do Site da PMDF