Confira os próximos concursos previstos para carreira de delegado

Levantamento aponta mais de 740 vagas anunciadas ou autorizadas para novos certames em diversas regiões pelo Brasil

Bacharéis em direito que estudam para concursos públicos e desejam ingressar na carreira de delegado têm diversos motivos para comemorar. Mais de 740 vagas estão previstas para concursos para a carreira, oportunidades que já foram anunciadas ou autorizadas em diversas regiões do país.

Além dos editais publicados ao longo do ano, pelo menos nove estados estão com concursos anunciados ou em andamento e terão novas oportunidades que serão ofertadas em breve. Em alguns casos, os editais não exigem nem prática jurídica ou atividade policial, favorecendo candidatos que acabam de concluir a graduação.

Confira os concursos previstos por região:

Sudeste

São Paulo: A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) deve publicar até 2020 um novo edital com oferta de 2.939 vagas, sendo 250 para delegado.

O certame aguarda a formação das comissões internas para dar início aos trâmites do concurso, o que deve ocorrer logo, uma vez que houve uma autorização por parte do governador João Doria para determinar o preenchimento das vagas até o ano que vem. Desta forma, após formadas as comissões, o próximo passo será escolher a banca organizadora.

Rio de Janeiro: O governo do Estado do Rio de Janeiro está prestes a realizar um novo concurso público para a carreira de Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ). Conforme publicado nas redes sociais oficiais do órgão, os nomes dos membros das bancas examinadoras já foram definidos, assim como a comissão do certame.

No início de novembro, foi publicada no Diário Oficial Estadual uma nova portaria com 864 vagas autorizadas para a realização do concurso público. Dessas, 47 vagas são para ingresso na carreira de Delegado de Polícia (3ª Classe) do quadro permanente da PC-RJ. Poderá ainda haver formação de cadastro de reserva.

Sul

Paraná: O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, autorizou a realização de dois novos concursos para Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR). São 50 vagas para o cargo de delegado de polícia e 300 vagas para o cargo de Investigador de Polícia.

O edital do próximo concurso está em fase de elaboração. De acordo com a assessoria do órgão, assim que o edital estiver pronto, será divulgado pela corporação e pela Secretaria de Segurança.

Norte

Pará: A Polícia Civil do Estado do Pará (PC-PA) divulgou os nomes dos membros da nova comissão que ficará responsável pela licitação para contratação da banca organizadora do próximo concurso.

Além da comissão de licitação, também foi divulgado o extrato de edital de concorrência pública. De acordo com o documento, as empresas têm até o dia 6 de janeiro de 2020 para entregarem suas propostas à Secretaria de Estado e Administração. De acordo com o anúncio do órgão, são previstas 265 vagas para delegado.

Amazonas: O concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está previsto para acontecer nos próximos meses. Serão oferecidas 424 vagas para diversos cargos da corporação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os representantes ainda estão no processo de escolha da banca do próximo edital. No total, a SSP deve ofertar 1.333 vagas. A previsão é de que o edital da PC-AM traga 424 vagas no total, sendo 62 para delegado.

Nordeste

Rio Grande do Norte: A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PC-RN) anunciou que em breve será divulgado, no Diário Oficial Estadual, o nome da empresa vencedora para organizar o concurso público para a corporação. A comissão organizadora responsável pelo próximo certame já está formada. Com edital previsto para ser divulgado ainda em 2019, a previsão é de que sejam ofertadas 41 vagas para delegado.

Alagoas: A Assembleia Legislativa de Alagoas votou em sessão plenário a matéria que solicita ao governador do estado a realização de um novo concurso público para a área de segurança pública, em especial para a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL).

O texto apresenta a relação de carência das carreiras, principalmente para delegado, psicólogo e assistente social. O concurso está autorizado desde abril de 2018, quando foi publicada a portaria de autorização do concurso. Foi autorizado um certame com 300 vagas no total, sendo 20 para delegado.

Ceará: O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Ceará, André Costa, confirmou que o edital do concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) sairá apenas em 2020.

O chefe da pasta informou ainda que o certame está na fase de formação da comissão organizadora. Estão previstas cerca de 1.500 vagas para diversos cargos, entre eles: Delegado, Escrivão e Inspetor da Polícia Civil do Estado. No último concurso, a PC-CE ofereceu 763 vagas, sendo 168 para delegado.

Bahia: O governador da Bahia, Rui Costa, confirmou a realização de um novo concurso para a Polícia Civil do Estado (PC-BA) ainda em 2019. A confirmação foi feita durante entrevista ao jornal local, realizada no mês de julho. (Com informações da Estratégia de Comunicações Integrada)

Informações do Portal Metrópoles

PUBLICIDADE