Equipe Destaque: Grupamento de Operações de Trânsito (GOT), Equipe C

0
88
Foto: Marcos Lopes

A Equipe Destaque da semana pertence ao Batalhão de Trânsito, denominada Equipe C do Grupamento de Operações de Trânsito (GOT). O GOT é uma Unidade Operacional que trabalha na área urbana e nas vias do Distrito Federal. Nove policiais militares integram o Grupamento, sendo o Comandante da equipe, Sargento Kléber, Sargentos Lindomar, Cipriano, Jardim, Marçal, Bento Silva, Everson e soldado Bruno.

Apenas no ano de 2018, a equipe aplicou 3809 notificações. Os dados apontam excelentes resultados em produtividade. De janeiro do ano passado até agora, com relação a atendimentos de ocorrências, foram 156, 39 flagrantes, 04 armas de fogo, 401 atuações por uso de celular ao volante e 45 por falta de cinto de segurança. Tudo isso para ensinar ao condutor que reavalie sobre as inconsequências traçadas no trânsito e que podem acarretar, inclusive, em acidentes ou mortes.

Segundo o Comandante da Equipe C, Sargento Kléber, o diferencial se deve à experiência, a especialização e ao entrosamento, principais características desses nobres guerreiros da paz.

Os crimes mais comuns combatidos pelo Batalhão de Trânsito são referentes a álcool e direção, transporte pirata e estacionamento irregular, sendo a mais marcante as autuações de alcoolemia, que somaram 1743 notificações aplicadas.

O Sargento enfatiza que as rodovias e todo trafego urbano do DF fazem parte das rotas de patrulhamento. No entanto, a equipe não se atém somente aos crimes citados, mas, também, seguem combatendo toda espécie de crimes como o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, veículos produtos de furto e roubo e foragidos da justiça.

O grupo é campeão em lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foram 51 de janeiro do ano passado até hoje, autuações essas aplicadas nos casos de crimes com menor potencial ofensivo. Ainda referente a produtividade, a equipe se destaca, entre outras equipes da PMDF, no recolhimento de CNH por alcoolemia. Também são exemplos em número de apreensão de armas e recuperação de veículos furtados e roubados do ano passado, se comparado as outras equipes do Batalhão.

As ocorrências que destacaram a equipe aconteceram na mesma noite, no Gama, onde os policiais militares recuperaram um veículo em menos de 24 horas após o roubo, prendendo os criminosos. Já outra, a equipe prendeu dois assaltantes com simulacro, que de acordo com o Sargento, era idêntico a uma arma verdadeira. “Esses assaltantes estavam cometendo crimes naquele mesmo dia, só que mais cedo, fazendo arrastões próximo a Uniplan. Ao que tudo indica, os ladrões estavam se preparando para assaltar uma loja de conveniência, na QI 07 do Gama. Ou seja, na mesma noite prendemos quatro criminosos, apreendemos uma arma e recuperamos um veículo.”

Informações do Site da PMDF