- Publicidade -
- Publicidade -

Portal Goiás – Policiais militares doam sangue ao Hospital Araújo Jorge

Como forma de incentivar a doação de sangue entre a população, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) iniciou, nesta sexta-feira (11/06), uma campanha para doação coletiva de sangue ao Hospital do Câncer Araújo Jorge. A iniciativa integra as ações do aniversário de 81 anos da Academia de Polícia Militar Conde dos Arcos, que ocorre também no mês de incentivo a doação de sangue, o “Junho Vermelho”.

O hospital, uma das principais referencias do país no tratamento contra o câncer, enfrenta atualmente o período mais grave dos últimos anos, com o baixo estoque de sangue e a queda no número de doadores. De acordo com o comandante da Academia, Coronel Marco Antonio de Castro Guimarães, a meta é realizar pelo menos 100 novas doações até o final da próxima semana. “Nesta data foram encaminhados 10 policiais militares da Academia para doação. Mas o objetivo é enviarmos, a partir da próxima segunda feira, mais profissionais”, informou. 

Atualmente, o Banco de Sangue do Hospital Araujo Jorge apresenta um déficit de quase 71%, em relação ao estoque mínimo para atendimento dos pacientes. A queda nas doações eleva a preocupação sobre a possível suspensão temporária de cirurgias eletivas no hospital. “Desde o início da pandemia, o número de doadores de sangue reduziu. Porém, os procedimentos realizados no hospital não foram paralisados, pois o tratamento oncológico não pode ser protelado”, explica a biomédica do Banco de Sangue, Kelly Alves. 

Na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada como forma de agradecimento aos doadores e tem como principal objetivo incentivar novas doações.  “A parceria realizada entre as instituições públicas, a exemplo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, é muito importante para a manutenção dos estoques do Banco de Sangue do Hospital Araujo Jorge. Essa parceria sensibiliza e estimula a sociedade a participar dessa ação, que é tão importante”, reforça. 

Informações

Para ser doador é preciso ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 67 anos. Menores de 18 anos podem doar apenas na companhia dos pais ou responsáveis. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Todo o processo é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 40 minutos. “Os candidatos à doação precisam apresentar documento oficial com foto. O doador não pode estar fazendo uso de antibiótico, não pode estar gripado, com febre. Precisa estar descansado e alimentado”, afirma. 

O Banco de Sangue do Hospital do Câncer Araújo Jorge funciona de segunda à sexta, das 7 horas às 17 horas, na Rua 239, 181, Setor Leste Universitário. “Devido à situação crítica, realizamos um planejamento para a extensão do atendimento aos doadores de sangue aos sábados, das 7 horas ao meio dia. Lembrando que o Banco de Sangue está localizado dentro em um espaço próprio, que fica em frente ao hospital”. Mais informações pelo telefone (62) 3243-7031.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Redaçãohttps://aderivaldo23.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

NOTÍCIAS RELACIONADAS

x
»
»