Deputado Hermeto deixou claro ser a favor da unificação das polícias civil e militar.

0
132
Deputado Hermeto é Subtenente da Reserva Remunerada da PMDF

O Deputado Hermeto, subtenente da Reserva da PMDF, em entrevista ao Jornalista Suzano Almeida, do Portal Metrópoles, sobre a criação da Guarda Distrital se posicionou contrário ao projeto, mesmo sendo vice-líder do governo. Além disso, o parlamentar deixou claro ser a favor da unificação das polícias civil e militar.

 “Sou a favor da implementação de uma nova visão de Segurança Pública no Distrito Federal, com a unificação das polícias Civil e Militar, não com a criação de uma Guarda Distrital”, declarou Hermeto.

A discussão sobre a “unificação das polícias” é antiga, ela remonta ao início dos anos setenta, mas nunca avançou de fato. Atualmente a segurança pública vive um processo de “descentralização”, pois a profissionalização, a especialização e a politização das corporações faz com que novas necessidades surjam e novas polícias sejam criadas, a exemplo das polícias legislativas, polícia penal e das próprias polícias municipais, conhecidas atualmente como guardas municipais.

Outro ponto importante dentro do discurso da unificação é que ele sempre esteve atrelado ao discurso da desmilitarização das corporações policiais. Durante alguns anos tais estruturas policiais viveram um processo de “desmilitarização cultural”, se distanciando, de valores e princípios basilares, mas atualmente, tanto as corporações, quanto o país vive o inverso, ou seja, um processo de “militarização estatal”, retomando alguns pensamentos do passado.

Além disso, quando se fala em unificação, nunca se definiu o que seria tal “unificação”. Se ela seria uma unificação de salários, de procedimentos, de bancos de dados, de estrutura, de formação ou de pessoal. Normalmente, o discurso é vago e meramente eleitoreiro.

Da redação do Policiamento Inteligente com informações do Portal Metrópoles

Saiba mais: