CBMDF// Corpo de Bombeiros disponibiliza 20 viaturas para o SAMU

0
94

Uma nova parceria entre o CBMDF e a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Serviço Móvel de Urgência – SAMU DF, foi firmada visando responder o avanço dos casos de Coronavírus no DF. O novo serviço, que teve início nesta segunda-feira (13), colocou à disposição da população mais vinte viaturas tipo ambulância para atendimento de pacientes acometidos pela doença e que necessitam de remoção intra-hospitalar, seja para ocupar um leito de UTI ou porque deixou de ocupar esse tipo de leito, mas ainda precisa de acompanhamento médico.

O objetivo da parceria é agilizar o transporte desses pacientes na rede hospitalar para que haja a desocupação dos leitos de UTI, aumentando, assim, as vagas disponíveis para acomodar os pacientes que apresentam quadro clínico mais grave e que necessitam do suporte avançado.

Na última sexta-feira, dia 10 de julho, 36 bombeiros militares médicos participaram de uma capacitação com profissionais do SAMU. O treinamento abordou os seguintes temas: ventilação mecânica; cardioversão e desfibrilação; intubação de pacientes com coronavírus; transporte de crianças; além de equipagem e desequipagem dos EPIs. O CBMDF também disponibilizou para essa parceria os condutores para as Unidades de Resgate.

As novas viaturas disponíveis ficarão sediadas no Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, GAEPH, e serão empregadas de acordo com a gravidade do quadro de saúde do paciente vítima de COVID-19: as de Suporte Avançado de Vida serão dedicadas aos pacientes com quadro grave e que deverão ser transportadas para um leito de UTI. As demais para os egressos destes leitos de UTI, mas que ainda ocuparão um leito na unidade de saúde.

Desta maneira o Corpo de Bombeiros Militar do DF reforça seu compromisso com a população, cumprindo sua missão de ajudar da melhor forma possível os cidadãos do DF, especialmente neste período de pandemia.

Informações do Site Secretaria de Estado de Segurança Pública

Saiba mais: