- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

Estrelas do Showdog da GM, os cães Joe, Jade e Joia se aposentam após sete anos de serviços prestados – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Joe, Jade e Joia serão adotados pelos próprios guardas municipais – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Os irmãos Joe, Jade e Joia terão que sair de cena nos próximos dias. Com sete anos de bons serviços prestados à cidade, eles terão direito a uma merecida aposentadoria. Os três atuam na Guarda Municipal (GM), não como agentes da ordem pública, embora sejam tão importantes quanto para a população. São cães, da raça golden retriever, que fazem parte das ações de Showdog e Cinoterapia (trabalho de terapia assistida com emprego de animais) realizadas pela instituição em locais como escolas e abrigos.

Na Guarda Municipal, os cachorros começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, ao completar sete anos. Após tanto tempo de serviço, a prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. No caso dos três irmãos, eles serão levados pelo comandante do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), o subsinspetor Wanderson Sermud, e por dois guardas que integram a equipe de instruções e atividades socioeducativas do grupamento.

– Nossos cães são excelentes e extremamente dedicados ao serviço. Eles merecem um descanso merecido. Vou levar a Joia, uma das cadelas para minha casa. Já estamos ansiosos para receber a mais nova integrante da família – destaca Wanderson Sermud.

Joe, Jade e Joia são filhos do cão Scott, que também era uma estrela do Showdog da GM e foi aposentado em 2015. Os três irmãos vão trabalhar apenas até o final desta semana, tendo com última tarefa as sessões de Cinoterapia com idosos no Abrigo Cristo Redentor, na Zona Norte do Rio.

No currículo deles também contam trabalhos realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Tijuca), além de apresentações em escolas da rede municipal de ensino em todas as regiões da cidade. Os cães também marcaram presença na Laad, uma das principais feiras de segurança e defesa que acontece periodicamente no Riocentro.

Os substitutos dos três irmãos já estão escalados: são o fox paulistinha Gigante, o dálmata Marshall  e a pastora belga de malinois Mel.

 

Os três cães fazem parte do Showdog e da Cinoterapia – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

 

Ações do Canil da GM

O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) é responsável pelas ações de patrulhamento com emprego de cachorros em todas as regiões da cidade. Atualmente, conta com 29 cães das raças pastor alemão e belga de malinois, fox paulistinha, labrador golden e dálmata. Durante o período da pandemia, o canil da GM está reforçando as ações de fiscalização das medidas restritivas de proteção à vida na orla da cidade e também à noite na verificação do cumprimento dos horários de fechamento pelos estabelecimentos comerciais.

O canil também é responsável por uma das principais frentes sociais de integração entre a Guarda Municipal e a população, através das apresentações do Showdog e do trabalho de Cinoterapia. Quando não são adotados pelos próprios guardas, após a aposentadoria, os cães podem ser abrigados pela população em geral. Os interessados devem agendar uma visita pelo telefone 3234-1057.

 

O veterinário André e os guardas Elias e Lopes são da equipe de treinamento – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 27 de abril de 2021
  • Redaçãohttps://aderivaldo23.com
    Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
    - PUBLICIDADE -

    NOTÍCIAS RELACIONADAS

    - Publicidade -
    x
    »
    »