- Publicidade -
- Publicidade -

Deputada distrital entrega moção de louvor a policiais militares

Ocorrências que mereceram destaque foram reconhecidas pela deputada distrital Jaqueline Silva. A parlamentar ofereceu moções de louvor por ato de bravura para quatro equipes, num total de 20 policiais militares de unidades diferentes da PMDF. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (24), no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, Quartel do Comando-geral.

A deputada Jaqueline agradeceu às equipes e destacou a importância do valoroso trabalho que desempenham para garantir à segurança da população do DF. “Os senhores deixam as famílias de vocês para cuidarem das nossas, então por mais que façamos moções como essas, tudo isso é pouco diante da atitude de vocês doarem a própria vida para salvar as nossas. Gratidão.”

A deputada aproveitou o ensejo para falar acerca da lei de sua autoria n° 6.355/2019, que obriga a inclusão de Manobras Heimlich no curso de pré-natal das gestantes nas redes hospitalares públicas e privadas do Distrito Federal.

O Subcomandante geral, Coronel Hércules, que representou o Comandante-geral Coronel Vasconcelos, afirmou sentir-se honrado e reconheceu que os policiais militares exercem serviço de ponta no DF: “Agradeço o serviço prestado a cada dia”.

BOPE

A primeira ocorrência destaque pertence ao BOPE e ocorreu no dia 8 de janeiro deste ano, quando um homem armado na divisa do Distrito Federal e Goiás, entre o Condomínio Água Quente e a Barragem do Descoberto, efetuou disparos dentro de uma residência. Quando policiais da Polícia Militar do Goiás chegou ao local foi recebida com mais tiros. O autor disparou contra dois policiais militares e uma pessoa. A equipe do BOPE/PMDF interveio e solucionou a ocorrência com êxito.

Policias militares homenageados: Tenente-coronel Wesley, os Sargentos José Roberto, Islen Moutinho, Kayo Yasuchico e o Cabo Rafael.

21° BPM / GTOP 41

A segunda ocorrência foi atendida pelo 21º Batalhão, GTOP 41, localizado em São Sebastião. No dia 14 de abril deste ano, a equipe atendeu uma mãe que estava desesperada com uma neném de apenas 7 dias engasgada. Prontamente, os policiais agiram iniciando a manobra de Heimlich. No caminho do hospital a criança conseguiu recobrar a consciência. “Essa manobra foi vital para a criança”, afirmou o Comandante Tenente-coronel Maciel.

Policiais militares homenageados: Tenente-coronel Maciel, Sargento Fábio Gentili, Cabo Anderson Sousa e os Soldados Alexandre Carlos e Fagner Santos.

26° BPM / GTOP 46

A terceira ocorrência foi atendida pelo GTOP 46 do 26º Batalhão de Santa Maria. Os policiais militares foram abordados pela avó de um neném que estava engasgado com o leite da mamadeira. “A criança já estava roxinha, quando fizemos a manobra de Heimlich. A criança voltou a vida e levamos ela para o hospital,” ressaltou o Sargento Wagnilton.

Policiais militares homenageados: Tenente-coronel Daniel Carlos, os Sargentos Wagnilton Lopes, Hamilton Cavalcante, o cabo Ronaldo de Souza e a Soldado Kamila da Silva.

27° BPM / GTOP 47

A quarta ocorrência foi pelo 27º Batalhão, no Recanto das Emas. Os policiais militares foram abordados por uma senhora desesperada com uma criança desfalecida nos braços. A mãe relatou que havia amamentado a bebê e deitado ele de barriga pra cima e com isso a criança engasgou. A mãe ia levar ao corpo de bombeiros quando encontrou a equipe no meio do caminho. “De imediato, pegamos a criança e fizemos a manobra de Heimlich e desobstruímos as vias respiratórias fazendo com que ela voltasse a respirar”, relatou o Sargento Roberto.

Policiais militares homenageados: Major Elisson, Sargento José Roberto e os Cabos Adriana Fonseca e Viniciu Silveira.

O que é a Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Fotos: cabo Milhomem

Redaçãohttps://aderivaldo23.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

NOTÍCIAS RELACIONADAS

x
»
»