- PUBLICIDADE -

Serviço Voluntário Gratificado do efetivo do Complexo Administrativo aproxima ainda mais a Polícia Militar da Comunidade

No atual comando, a política de emprego do Serviço Voluntário Gratificado (SVG), pelo efetivo do Complexo Administrativo (CA,) vem passando por uma grande reformulação. Para tanto, o Departamento de Operações (DOp) lançou as operações Centúria, Hotspot e o reforço de policiamento em parques e na Zona Rural. O principal beneficiado por essa mudança, além dos policiais militares, é a população do Distrito Federal. Isso em razão do emprego mais racional do policiamento e da previsibilidade das escalas.
A expressão Centúria remete à Unidade Militar do Império Romano composta por cem militares. No caso da PMDF, todas as sextas-feiras, das 14h às 22h, no Quartel do Comando Geral, cerca de 100 policiais militares estão sendo empregados no policiamento, em localidades próximas ao Setor Policial Sul (Asas Sul e Norte, Zona Central, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul e Guará). Já aos sábados, das 7h às 15h, o policial militar se apresenta diretamente no quartel de uma cidade satélite, onde a Operação será realizada.
A Operação Centúria é uma iniciativa tipicamente de aproximação comunitária. Na liberação do serviço, os policiais, que são divididos em trios, são orientados a conversar com moradores e comerciantes e a passar-lhes dicas de segurança. Além disso, os pontos escolhidos para o emprego do policiamento são determinados a partir do estudo da mancha criminal e das solicitações que a população faz ao Batalhão da área, buscando, desta forma, as melhores práticas internacionais de policiamento.
Os policiais escalados para operação Hotsport estão sendo empregados em dois turnos de segunda a sábado. Já o policiamento para os parques está sendo empregado todo sábado e domingo, também em dois turnos. De segunda a sexta, o policiamento nas áreas rurais de Brazlândia, Gama e Planaltina está sendo reforçado.
O Capitão Ferreira, chefe da Seção de SVG do DOP, explica que com a previsibilidade promovida pelas iniciativas lançadas pelo atual Comando, os policiais militares do CA podem se candidatar com bastante antecedência. “Agora, a captação é aberta vários dias antes do serviço e, em regra, fechamos com 48h de antecedência. Isso permite que o policial militar possa organizar melhor sua vida profissional e particular”, ressaltou Ferreira.

Policial militar, se voluntarie aqui.

Redaçãohttps://aderivaldo23.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

Html code here! Even shortcodes! Replace this with your code and that's it.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -