PMDF define esquema especial de segurança para carnaval do DF

A Polícia Militar do Distrito Federal durante o período de preparação (pré-carnaval) e realização do carnaval de 2020 atuará ostensivamente na prevenção e repressão de delitos que coloquem em risco a segurança do público ou a normalidade dos eventos carnavalescos.

Para atuação mais efetiva da corporação, o evento será divido em três etapas: o pré-carnaval – entre os dias 15 a 20 de fevereiro, o carnaval – entre os dias 21 a 26 de fevereiro, e o pós – carnaval, entre os dias 27 de fevereiro a 8 de março. Nos três períodos, a corporação contará também com cerca de 700 policiais militares recém-formados que foram remanejados de suas unidades operacionais para atuar no reforço do policiamento de carnaval, além do policiamento convencional que permanecerá em todo o Distrito Federal e nos atendimentos por meio do número 190.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal foram cadastrados duzentos e três eventos de carnaval e pré-carnaval. Cento e vinte serão realizados entre os dias 21 e 25 de fevereiro, sendo 84 no Plano Piloto. Para facilitar a organização e direcionar esforços, a Secretaria de Cultura definiu que os eventos ocorram em variados setores, além daqueles que serão realizados em áreas residenciais e comerciais, da seguinte forma:

Setor Carnavalesco Sul (Setor Comercial Sul);

Setor Carnavalesco Norte (Setor Bancário Norte);

Setor Carnavalesco Cívico (Museu da República);

Praça dos Prazeres;

Setor Carnavalesco Funarte;

Carnaval Brasília 2020 do GDF (Esplanada dos Ministérios);

Plataforma Carnaval da Diversidade (estacionamento 4, do Parque da Cidade).

Para facilitar a atuação da corporação, a PMDF terá a Cidade Policial, instalada do dia 20 a 26 de fevereiro no estacionamento norte da Torre de TV, com o comando móvel da corporação e ponto de apoio para os policiais, de onde todos os eventos serão monitorados.

O policiamento contará com as unidades especializadas da corporação, como Patamo, Rotam, Batalhão de Motopatrulhamento, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento com Cães e Batalhão de Aviação Operacional.

Em áreas residenciais, os eventos deverão terminar até às 20h. Nas áreas comerciais e no Parque da Cidade até ás 22h. Os setores carnavalescos Sul, Norte, Cívico e Plataforma GDF deverão finalizar a festa até meia noite. O setor Carnavalesco da Funarte e Praça dos Prazeres seguirá até ás 2h da manhã. De toda forma, o tempo máximo de duração para cada bloco deverá ser de no máximo sete horas, sendo que a última será exclusiva para dispersão.

Informações do Site PMDF

PUBLICIDADE