Algema, solta; captura, libera. Este é o ritmo do combate ao crime no Distrito Federal. De janeiro a novembro de 2019, as polícias Militar e Civil realizaram 30 mil prisões de criminosos adultos e apreensões de adolescentes em conflito com a lei. Desse total, 10 mil foram detidos em flagrante delito entre duas e 74 vezes. Ou seja, a cada 10 prisões e apreensões nas ruas, três foram de figuras carimbadas, reincidentes – eles representam 30% de todos os infratores que as forças de segurança capturaram nos últimos 11 meses.
Os números são oficiais. Os reincidentes que “caíram” de duas a quatro vezes nas mãos das forças policiais são 8,1 mil. Para 1,7 mil, as prisões/apreensões ocorreram de cinco a nove vezes.
O caso de cinco criminosos chama a atenção: juntos, eles somam 250 passagens pela polícia. Um deles, ao ser preso pela 74ª vez, chegou a reclamar da detenção para os policiais militares que o abordaram. Em agosto do ano passado, o bandido, de 36 anos, atingiu a liderança do ranking da reincidência do DF ao ser flagrado tentando arrombar uma residência na Quadra 3 Norte, em Brazlândia.
Ele havia pulado o muro do imóvel e forçava a porta da cozinha quando os militares o impediram. Um vídeo feito no momento da prisão mostra o autor chorando e questionando os PMs: “Vocês vão me levar só por uma tentativa de furto?”.
Na gravação, o ladrão, cujo nome não foi divulgado, admite que já “puxou” (cumpriu) 16 anos de cadeia. E acha que fez pouco para ser levado para a delegacia novamente.
Veja:
https://youtu.be/x0iUbNgbNeE
Cerca de 90% dos registros criminais na ficha dele são por furto. Levando em conta a idade do autor e a quantidade de infrações cometidas, é como se o acusado tivesse sido detido quatro vezes por ano desde que tinha 18 anos.
61 passagens
Em setembro de 2017, a PMDF prendeu um homem de 46 anos suspeito de roubar a bolsa de uma mulher que esperava ônibus em uma parada, na Quadra 1/2, na Vila Buritis, em Planaltina. Após o roubo, a vítima acionou uma viatura que passava pelo local. Uma equipe de policiais começou o patrulhamento e Paulo de Deus dos Santos foi localizado. Na abordagem, o homem negou o crime, mas estava com a réplica de revólver usada durante o assalto. Segundo a PM, o bandido tem 60 passagens pela polícia, incluindo registros de homicídio, roubo e furto.
40 passagens
Neste ano, em abril, um criminoso de 41 anos, com 39 passagens por furto, foi preso pela 40ª vez. Ele ainda não havia recebido condenações pelos crimes. À época, os PMs faziam patrulhamento no Sudoeste quando foram informados por testemunhas sobre a perseguição de várias pessoas a um homem. Os policiais seguiram as informações e localizaram o suspeito na Quadra 209 do...