Rollemberg faz balanço da gestão para blogueiros de política do DF

Entrevista coletiva a membros da associação que representa a categoria ocorreu nesta segunda (4), no Palácio do Buriti. Governador destacou entregas ainda este ano e em 2018, como a da infraestrutura do Trecho 1 no Sol Nascente e a urbanização da orla do Lago Paranoá

Em entrevista coletiva a membros da Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, nesta segunda-feira (4), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, fez um balanço dos principais pontos da gestão e apresentou perspectivas para 2018.

As obras do Trecho 1 do Sol Nascente, em estágio avançado, abrangem 25,5 quilômetros de redes de drenagem, cinco lagoas de detenção e 304,9 mil metros quadrados de vias pavimentadas nessa etapa.A inauguração, até janeiro, do Trecho 1 do Sol Nascente, em Ceilândia, a urbanização da orla do Lago Paranoá até fevereiro e o fechamento do lixão da Estrutural são algumas das ações previstas para o próximo ano. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

A entrega seria em dezembro de 2017, mas Rollemberg explicou que a data precisou ser revista para o mês seguinte. Isso se deveu a questões que não podiam ser previstas no projeto inicial, como afloramento de água onde a rede de drenagem está em implementação.

“Queríamos entregar até 25 de dezembro, não sei se será possível. Se não for, certamente em janeiro inauguraremos todo o Trecho 1”, garantiu o governador.

“De tudo o que foi iniciado e maturado ao longo do governo, grande parte será entregue”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Segundo ele, o próximo ano será o momento de o Executivo concluir projetos. “De tudo o que foi iniciado e maturado ao longo do governo, grande parte será entregue”, disse Rollemberg.

O governador Rodrigo Rollemberg fez um balanço da gestão em entrevista coletiva concedida para os blogueiros de política do DFO governador Rodrigo Rollemberg fez um balanço da gestão em entrevista coletiva concedida a blogueiros de política do DF. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Uma das prioridades para 2018 é a entrega e o começo das atividades do Sistema Produtor Corumbá, em Valparaíso (GO). Serão captados 2,8 mil litros de água por segundo na primeira etapa dos trabalhos — 1,4 mil para o DF e 1,4 mil para Goiás. Em um segundo momento, para além de 2018, a captação chegará a 5,6 mil litros por segundo, metade para cada um.

Orla do Lago Paranoá livre em 2018

A orla do Lago Paranoá, por exemplo, ficará disponível à comunidade já a partir deste mês de dezembro. Além disso, em fevereiro, parte da urbanização da área será concluída. “É nosso objetivo que toda aquela área que liga o Parque da Asa Delta com o Parque da Península e o Pontão do Lago Sul seja devolvida à população com ciclovia, arborização, pista de caminhada”, informou o governador.

A incorporação dos catadores de material reciclável ao processo produtivo permitirá a completa desativação do lixão da Estrutural. O fechamento está previsto para 20 de janeiro.

Controle fiscal melhorou desempenho de empresas públicas

Como parte dos esforços para reequilíbrio das contas do Distrito Federal, o governo de Brasília incentivou a melhoria da gestão de empresas públicas e do Banco de Brasília, como destacou Rollemberg. “O BRB, como as demais empresas públicas do DF, saiu de uma situação de dificuldade para uma de saúde financeira. O BRB muito provavelmente este ano terá o maior lucro da sua história.”

No encontro com os blogueiros de política local, Rollemberg também ressaltou o encaminhamento à Câmara Legislativa de proposta de mudança da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A ideia é que a modificação permita contratar outros 170 médicos para a rede de saúde do Distrito Federal ainda em 2017. O texto aguarda análise dos deputados distritais.

EXECUTIVO PROPÕE MUDANÇA NA LDO PARA CONTRATAR OUTROS 170 MÉDICOS EM 2017

Com esse reforço, espera-se diminuir a carência de servidores da Saúde e os impactos da alteração da carga horária de 24 para 20 horas de trabalho.

A redução foi aprovada em 2013 e passou a vigorar em 2015. “Do dia para a noite, perdemos 17% da carga horária de alguns profissionais”, destacou o governador.

inauguração de mais 220 leitos do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar vai permitir ampliação do atendimento de média e alta complexidades em pediatria. Desses, 38 são leitos de unidade de terapia intensiva pediátrica.

A Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno foi criada em dezembro de 2014 com o objetivo de fortalecer o segmento, segundo o presidente, Sandro Gianelli. “Queremos mudar a imagem dos blogueiros no DF e participar de forma ativa nas próximas eleições”, explicou o dirigente da entidade.

O secretário de Comunicação do governo de Brasília, Paulo Fona, acompanhou a entrevista coletiva.

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES