ROTAM forma 19 policiais treinados para combater o crime organizado no DF

0
13
rédito das fotos: Soldado Milhomem

Depois de 11 semanas de muita dedicação e treinamento, 19 policiais militares concluíram o IX Curso Operacional de Rotam 2019. A formatura de encerramento ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na sede do CEPOM, em Taguatinga Norte.

O curso teve início no dia 23 de maio, com cerca de 40 alunos, incluindo policiais de outros estados como Pará, Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás. Finalizaram 19 policiais militares. O subcoordenador do curso, tenente André Miranda, afirma que nem todos os policias têm o perfil adequado para esse tipo de policiamento, por isso é natural que passem apenas cerca de 50% do total de inscritos. 

O diferencial do curso, se comparado a outros cursos da PMDF, são as técnicas táticas policiais individuais e atendimento pré hospitalar tático. Segundo o tenente André, “esses policiais foram formados para combater o crime organizado, principalmente”. 

Os “rotanzeiros”, como são chamados, foram instruídos, dentre diversas abordagens teóricas e práticas, para treinamento de pilotagem policial e defesa pessoal, por exemplo. De acordo o subcoordenador, “os novos integrantes da ROTAM estão preparado para combater o crime organizado e em breve estarão nas ruas para proteger o cidadão de bem.”

rotam 1
rédito das fotos: Soldado Milhomem

No estágio operacional do IX Curso de Operações de Rotam, os policiais militares apresentaram alta produtividade. Foram 47 flagrantes, 16 foragidos da justiça e 84 criminosos presos, sendo 12 por tráfico de drogas. Apreenderam, também, 12 armas de fogo, recuperaram 12 veículos, além de R$ 351.000,00 em bens violados dos verdadeiros proprietários.

A solenidade de formatura foi prestigiada pelo Comandante-geral, Coronel Julian Pontes, o Comandante-geral da PM do Pará, coronel Sidilon, chefe do CAEAP, coronel Fernando D´Áustria, CORONEL Caravellas, comandante do CME, Márcio Bitencourt, representando o deputado Hermeto, dentre outras autoridades, além de familiares e amigos dos policiais recém-formados.

O diretor do curso foi o Major Márcio Rogério, coordenador do curso foi o capitão Jason e subcoordenadores, tenente André Miranda e Márcio Carvalho que se empenharam para entregar a população policiais altamente capacitados e corajosos para qualquer tipo de situação que envolva a segurança do cidadão.

rotam 2
rédito das fotos: Soldado Milhomem
rotam 3
rédito das fotos: Soldado Milhomem

Informações do Site da PMDF – Por Karina Linhares